terça-feira, 29 de novembro de 2011

Existe um tempo certo para a Psicoterapia? Quando começa e quando termina? O que é alta?







Do encaminhamento a alta. O encerramento do processo psicoterápico, assim como na internação hospitalar, pode ser conhecido e conceituado como alta. A suspenção ou desfecho desse processo implica em diversas especificidades, porém prefiro por uma escolha pessoal começar pelo início, mesmo que no entendimento o fim sempre remete ao início como uma Gestalt se fechando.
Como o paciente o paciente chega ao consultório? Quem o encaminhou? Como ele tomou conhecimento do meu trabalho? Ele pode pagar pela minha prestação de serviços?
Com essas questões passando como pano de fundo na cabeça do terapeuta o começo desse novo processo se instaura, na minha visão de processo psicoterápico. No meu entendimento podemos fazer uma analogia com a dependência química ou com o suicídio. Devido a minha experiência pessoal farei com o suicídio, pois em minha experiência pessoal ao testemunhar uma pessoa se atirando do topo de um prédio decidi de vez deixar a medicina e psiquiatria de lado e ir estudar psicologia.
            Normalmente a pessoa que se mata, assim como aquela que começa uma psicoterapia segue uma ordem cronológica: primeiro vêm os pensamentos, depois começa a falar que está com vontade para os outros, ai inicia os comportamentos ou atitudes de risco e auto agressivas e por último o fato em si. Então o sujeito primeiro sente uma necessidade, começa a comentar com os conhecidos que quer fazer terapia, buscar indicações, marcar entrevistas iniciais, começar e largar processos até que de fato a demanda e a motivação se alinham e se inicia o processo psicoterápico.
Claro que nesse texto estou comparando coisas bem diferentes e fazendo analogia com coisas muito insalubres que não combinam com a terapia em um primeiro momento, mas muitos de nossos pacientes nos procuram pelo sofrimento causado tanto por auto agressão quanto por dependência química.
O fechamento do processo se dá com a morte (que também não deixa de ser uma transformação, um retorno ao estado inorgânico) onde se desfaz esse tipo específico de relação e prestação de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário