terça-feira, 29 de novembro de 2011

Por que as pessoas buscam Psicoterapia nos dias de hoje?




Pelos mesmos motivos pelos quais as pessoas sempre a procuraram e muito mais. A pouco tempo atrás recordo-me de alguns congressos com a temática “100 anos de psicoterapia e a humanidade nunca esteve tão doente” seria culpa dos psicólogos? Assistentes Sociais? Médicos? Professores? Sacerdotes? Pais? Creio que todos possuem uma parcela nessa responsabilidade, mas as especificidades das transformações sociais nos últimos 111 anos vão muito além do que superficiais relações causais como discorrido pelo autor do livro “Abuso do Poder na Psicoterapia e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério” de Adolf Guggenbühl-Craig:
Comparando as profissões que objetivam a ajuda, o desenvolvimento humano, o bem-estar social e a cura das moléstias e sofrimentos que afligem o ser humano. A partir de uma reflexão histórica e como se dá a responsabilidades na atuação e na escolha profissional de sacerdotes, assistentes sociais, médicos, professores e com maior aprofundamento o psicoterapeuta.
É proposta uma reflexão de que, no meu entendimento, a escolha profissional desses profissionais é motivada e influenciada por aspectos inconscientes de sua psique. Seria construtivo e positivo para o desenvolvimento pessoal e profissional que entremos em contato com esses aspectos sombrios que nos influenciam e permeiam nossa atuação profissional. No caso do psicoterapeuta a intenção consciente de curar e ajudar aquele paciente que procura a ajuda do psicólogo ou médico também constela sua contraparte no inconsciente: o charlatão ou falso-profeta. Essas imagens ou papéis geram uma série de conflitos e armadilhas que estamos sujeitos a cair. Desde nos tornarmos frios e impessoais, nos afastando do mal e do envolvimento humano que exige nossa atuação profissão até um isolamento pomposo como um mago todo poderoso no topo de sua torre olhando para o mero ser humano comum como objeto desvendado de seu completo entendimento.
As pessoas continuam e continuarão na busca por auxílio profissional para aplacar suas angústias, por auto-conhecimento, cessar seus sintomas, curar de suas moléstias, melhorar suas relações, investir em si mesmas, entre outros. Uma vez que já somos em 7 bilhões, no meu entendimento, pode haver 7 bilhões de razões/motivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário