terça-feira, 29 de novembro de 2011

O que é psicoterapia?





A psicoterapia é uma prestação de serviço realizada exclusivamente por um psicólogo, diferente de outros tipos de terapia. Por ser uma prática exclusiva e regulamentada por um conselho de classe profissional apresenta algumas especificidades próprias ligadas a identidade profissional do psicólogo.
Mais que um processo de ajuda e acolhimento envolve aspectos relacionais que, pelo menos na abordagem junguiana, consiste no encontro dialético de pelo menos dois indivíduos com o objetivo de alcançar e desencadear o processo de transformação. Isso quer dizer que ambas as partes tomam para si, ou pelo menos deveriam, a responsabilidade sobre o desempenho da terapia.
Transformação no sentido que, no final desse trabalho tanto paciente como terapeuta sentirão e serão afetados pelos resultados alcançados desse encontro. Claro que cabe ao terapeuta o manejo técnico e condução do processo para que se alcance o objetivo da transformação que nem sempre é alcançado. Existem terapias que nem se estabelece este objetivo, como por exemplo, pode ter o foco apenas em um acolhimento, elaboração de um luto, auto-conhecimento, um suporte emocional em um momento delicado da vida, entre outros.
É o encontro de duas ou mais psiques que interagem e trabalham juntas na construção de um campo relacional de interação em diversos níveis:
- consciente x consciente, consciente x inconsciente e inconsciente x inconsciente. Duas ou mais psiques, pois pode ser psicoterapia familiar, de casal e no caso de crianças e adolecentes os pais também serão trazidos para o setting.

Trata-se de uma prestação de serviço pelo fato da comercialização de um tipo de “assessoria”, mas não é tão simples assim: o cliente (ou paciente) procura o profissional em busca de ajuda para seus problemas e inicia um processo psicoterápico que desencadeia uma série de transformações e insights que vão muito além de sua questão inicial que o fez procurar aquele profissional em um primeiro momento. (queixa)
É um trabalho de caráter tanto profilático como “remedial” (no sentido de cura) e mantenedor da saúde mental. Profilático, pois um de seus objetivos é manter os aspectos saudáveis da psique, o bem-estar dos indivíduos e reforçar os recursos do mesmo frente a questões ou problemas que podem culminar em distúrbios psicológicos, patologias ou simplesmente sofrimento psíquico acentuado que comprometem o indivíduo em termos de desenvolvimento, maturação e/ou qualidade de vida. Com o objetivo de cura quando o paciente já apresenta núcleos patológicos de funcionamento psíquico que geram grande sofrimento, paralisação ou psicopatologias.
A psicoterapia engloba e trabalha com muitos aspectos conscientes e inconscientes do paciente e do terapeuta, por isso valorizar esse trabalho no sentindo de torná-lo profundo e sério é necessário entrega, comprometimento e interesse por parte de ambos e é quase mandatório que o psicoterapeuta esteja também em terapia, ou pelo menos ter o feito por muitos anos. Não só para que ele também entre em contato com seus conteúdos inconscientes e elabore suas questões subjetivas, mas que também tenha um conhecimento vivencial da figura do paciente podendo assim desenvolver melhor uma de suas ferramentas de trabalho: a empatia.
É uma prática ligada à área da saúde, sendo um dos trabalhos mais abrangentes nessa área, pois envolve acolhimento, ajuda, orientação, escuta, interpretação, entrega, entre outras coisas. Também consiste um processo dialético de transformação e crescimento onde ambas as partes (terapeuta e paciente) se afetam conforme constroem uma relação profissional de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário